1º DIA DA NOVENA A SÃO JOSÉ – 10/03/2018

1º DIA DA NOVENA DE SÃO JOSÉ

Foi com grande alegria, que neste sábado, dia 10 de março, às 18 horas, iniciou- se o primeiro dia da novena do nosso glorioso padroeiro São José, em uma das principais igrejas católicas do centro de Belo Horizonte.

Em seu primeiro dia, a novena teve como tema: O cristão leigo, sujeito na Igreja e no mundo, contando com a participação de grande número de fiéis devotos de São José e com o Apostolado da Oração e a Pastoral da Família.

Às 18h, Padre Nelson iniciou a reza da Novena, refletindo com a comunidade esta realidade tão importante da identidade do leigo/a católico/a, que é chamado a ser sujeito, protagonista. É preciso superar a compreensão de “leigo” como aquele que está “por fora” e não sabe de nada.

Em um das reflexões durante a novena, foi citado, a passagem do Evangelho de São Mateus 5,13 -16, onde é destacado, que somos o sal da terra e a luz do mundo, nos levando a assumir o compromisso, de deixar nossa marca de amor e bom tempero de acolhimento na vida das pessoas, que nos rodeiam.

Ao encerramento do primeiro dia da novena, com todas as orações e com os lindos cantos, em especial ao hino de São José, preparamo-nos todos, para a celebração Eucarística, do quarto domingo da Quaresma. Ela foi presidida pelo pároco da Igreja da Boa Viagem, Pe. Marcelo Carlos da Silva e concelebrada pelo Pe. Nelson Antônio.

A procissão de entrada, que além da participação de toda equipe de liturgia, também contou com um grande número de integrantes do Apostolado da Oração, trazendo o estandarte com a imagem de São José, para a contemplação de todos.

Padre Marcelo, sempre tão simpático e acolhedor, manifestou sua alegria em participar desta celebração dizendo, “Onde está Maria, está José”, demonstrando, esta grande união entre as paroquias, principalmente em momentos festivos da liturgia.

Após os ritos iniciais, houve a procissão da entrada da Bíblia, pela Pastoral da Família e a leitura dos livros: 2Cr. 36, 14-16,19-23, na primeira leitura, Ef. 2,4-10, na segunda leitura e Jo. 3,14-21, no Anúncio do Evangelho.

Em sua reflexão durante a homilia, Pe. Marcelo, lembrou a todos, que José, foi um homem justo e bondoso, além de seu tempo, pois soube ouvir a voz do Senhor e não julgou e nem condenou sua noiva Maria, por estar gravida, sabendo ele, que não era de um filho seu.

Uma verdade importante do Evangelho é que Jesus Cristo não veio para julgar e condenar as pessoas, mas para salvar e dar a vida em resgate. Padre Marcelo ressaltou que, infelizmente, nós cristãos ainda não aprendemos essa lição porque, com muita facilidade, nos colocamos a julgar e condenar as pessoas, sem misericórdia. Encerrou assim, sua proveitosa e sublime homilia.

Na liturgia Eucarística, a comunhão foi distribuída em duas espécies. Após a comunhão, houve oração a São José e foram dados os avisos paroquiais, convidando a comunidade a participar dos festejos. Padre Nelson entregou, logo após, um presente singelo ao Padre Marcelo, como agradecimento pela presença dele entre nós. Trata-se de um lindo relicário, com medalhas dos santos redentoristas.

Padre Nelson fez, então, os agradecimentos a todos que participaram e ministrou a bênção das chaves das casas. Ambos os padres deram a benção final, sendo toda a comunidade presente na igreja, convidada pelo Pe. Nelson, a participar das barraquinhas, com comidas típicas, bebidas refrescantes e um bom show de música ao vivo, no adro da Igreja.

Assim aconteceu o 1º dia da Novena a São José!