113 ANOS DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO SÃO JOSÉ

Com certeza você já deparou com alguém, durante a celebração litúrgica, com uma fita vermelha acetinada próximo ao pescoço. Se você não sabia o motivo, saiba que a pessoa é um membro do Apostolado da Oração (AO), um Movimento Eclesial, que procura viver a espiritualidade apostólica e Eucarística, brotada do Sagrado Coração, e fundamentada na releitura do Mistério da Paixão de Jesus. É uma união de fiéis que se oferecem, de forma cotidiana, para a continuidade da obra de nossa redenção.

A Igreja São José celebra no dia 05 de outubro, 113 anos de fundação do Apostolado da Oração na paróquia. A coordenação do grupo é formado pelos seguintes membros: presidente – Verônica Maria de Matos, vice-presidente – Jeracina Oliveira, tesoureira – Maria Emília Brilhante, secretária (manhã) – Ilda Veríssimo, vice-secretária (manhã) – Marilúcia Souza Pinheiro, secretária (noite) – Maria Madalena Jeremias e vice-secretária (noite) – Railda Januário.

Para quem não sabe, o Apostolado da Oração foi introduzido no Brasil a partir de Recife, no ano de 1867, apenas 22 anos depois de seu surgimento na França. Desde então, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus vem se expandindo, baseando-se no tripé de prática da oração de oferecimento diário, avaliação diária e rezar em sintonia com as intenções pedidas pelo Santo Padre, o papa.

Segundo a presidente, que há faz parte do grupo há mais de dez anos, Verônica Maria de Matos, o que sustenta o movimento são as orações, a adoração ao Santíssimo e a missa diária. “Temos como linha de frente a oração junto ao Papa. Hoje o movimento é conhecido como Rede Mundial de Oração com o Papa. Recebemos mensalmente atualizações das intenções solicitadas pelo santo padre e as intenções pela paz no mundo. Buscamos muitas famílias para entronizar o quadro dos Sagrados Corações de Jesus e Maria nas residências”, destacou Verônica.

A coordenadora ainda disse que existe um diferencial do Apostolado da Oração na Igreja São José. “Antes dos novos zelados receberem a fita (que é uma forma física de identificar os membros do movimento na nossa paróquia), eles têm uma tarde com o Coração de Jesus, onde presidentes de outros grupos falam à respeito da espiritualidade do Coração de Jesus”, afirmou Verônica.

Atualmente, o movimento é formado por cerca de 80 zelados e conta com dois grupos: o da manhã e o da noite. As reuniões acontecem toda primeira sexta-feira do mês, após às missas das 8h e 18h, respectivamente.

O QUE É O APOSTOLADO DA ORAÇÃO (AO)?

O Apostolado da Oração é um movimento religioso composto por leigos católicos. A finalidade é a santificação pessoal e a evangelização das famílias com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O sentido do apostolado é a doação a Deus, pelo conhecimento da palavra, pela oração, pelo oferecimento diário e pela fidelidade à igreja.

No livro dos estatutos do AO, encontramos esta definição: “O AO constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital de Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo”.

POR QUE USAR A FITA?

A fita, que os membros do Apostolado da Oração usam é o sinal de pertença e entrega da parte daqueles que foram chamados para servir ao Sagrado Coração de Jesus. A cor vermelha é o sangue, a vida de doação plena que o Senhor entregou por cada um de nós. A medalha tem o Sagrado Coração de Jesus, a nos lembrar sempre do quanto Ele nos ama. O Bentinho é o símbolo do AO e nele está gravado Venha a nós o Vosso Reino, para lembra-nos a todo instante que estamos buscando esse reino. Usamos a fita não como enfeite mas como sinal de que fomos chamados para servir e dissemos nosso sim. Devemos honrar nossa fita, porque ela simboliza o amor de Cristo por nós e também o compromisso que assumimos com Ele. A fita estreita é a fita do(a) zelado(a) aquele que está começando a trilhar os caminhos do Apostolado. A larga é a do(a) zelador(a), que busca novos caminhantes para ajudá-lo(a) a servir.